Teroldego é uma uva de origem italiana, parente distante da Pinot Noir, especificamente do Nordeste da Itália, sendo a mais importante da região de Trentino. A relevância é tão notável que originou até mesmo uma DOC desde 1971, Teroldego Rotaliano. Aparentemente o nome deriva de Ouro do Tirol (“gold from Tirol” – Tiroler Gold), por assim ser considerado pela Corte de Viena. Embora de origem italiana, essa casta muito peculiar se adaptou incrivelmente bem ao terroir do Rio Grande do Sul.
Tanto pode ser considerada como bem adaptada ao território do Sul do Brasil que Jancis Robinson em seu livro “Wine Grapes”, bem como Ian D´Agata em “Native Wine Grapes of Italy”, ao discorrerem sobre as características da uva, mencionam o Brasil como um dos seus poucos produtores (ao lado de Austrália e Califórnia).
Larentis Cepas Selecionadas Teroldego 2022 – Brasil – Serra Gaucha – Vale dos Vinhedos – 100% Teroldego, do vinhedo Santa Lúcia, com envelhecimento em barricas de carvalho francês por 12 meses de 1º e 2º usos. Depois de engarrafado descansou na cave por no mínimo um ano antes de ser comercializado. Álcool: 14%. A coloração é de um rubi, com reflexos violáceos. Os aromas mostram cereja, mirtilo, ameixa e toques de especiarias (canela, aniz). Na boca apresenta bom corpo, taninos bem marcantes, acidez exuberante, repetindo as sensações do olfato. Bom final com a canela se mostrando. Foram elaboradas 6.000 garrafas, está é a 2.490. Avaliação: 89/100 Pontos. Preço: R$ 106,00, na Vinhos e Vinhos.